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A importância do gasto energético de repouso

Exercício e perda de peso: a importância do gasto energético de repouso

Se uma pessoa reduz as calorias sem se exercitar e outra pessoa aumenta o exercício sem reduzir as calorias, a primeira pessoa provavelmente acharia mais fácil perder peso. Isso porque é mais fácil cortar 500 calorias por dia de sua dieta do que queimar 500 calorias extras por meio de exercícios. Você teria que caminhar ou correr cerca de cinco quilômetros por dia durante uma semana para perder um quilo de gordura.

Mas se você apenas reduzir as calorias, é mais provável que recupere o peso que perde. Por quê? O corpo reage à perda de peso como se estivesse morrendo de fome e, em resposta, retarda seu metabolismo. Quando seu metabolismo diminui, você queima menos calorias – mesmo em repouso. Quando você queima menos calorias, duas coisas podem acontecer se você continuar comendo menos calorias:

  • você vai parar de perder peso tão rapidamente quanto esteve
  • você vai parar de perder peso completamente

Se você aumentar seu consumo de calorias, poderá ganhar peso mais rapidamente do que no passado.

A solução é aumentar sua atividade física, porque isso vai neutralizar a desaceleração metabólica causada pela redução de calorias.

O exercício regular aumenta a quantidade de energia que você queima enquanto está se exercitando. Mas também aumenta seu gasto de energia em repouso – a taxa em que você queima calorias quando o treino acabou e você está descansando. O gasto energético em repouso permanece elevado desde que você se exercite pelo menos três dias por semana regularmente.

Como o gasto energético em repouso é responsável por 60% a 75% das calorias que você queima diariamente, qualquer aumento no gasto energético em repouso é extremamente importante para o esforço de perda de peso. Os tipos de atividade vigorosa que podem estimular o seu metabolismo incluem andar rapidamente por duas milhas ou andar de bicicleta para cima. Até pequenas quantias incrementais de gasto de energia, como ficar de pé em vez de sentar, podem se somar.

Outro benefício da atividade física regular de qualquer tipo é que temporariamente restringe seu apetite. Claro, muitas pessoas brincam que depois de um treino sentem-se extremamente famintos – e prontamente se entregam a um lanche. Mas como o exercício aumenta o gasto energético em repouso, as pessoas continuam a queimar calorias a uma taxa relativamente alta. Portanto, um lanche moderado após o exercício não elimina os benefícios do exercício em ajudar as pessoas a controlar seu peso.

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