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Benefícios da natação

Visão Geral

Você pode ter ouvido que os especialistas recomendam que os adultos recebam 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa a cada semana. A natação é uma excelente maneira de trabalhar todo o seu corpo e sistema cardiovascular. Uma hora de natação queima quase tantas calorias quanto correr, sem todo o impacto em seus ossos e articulações.

Natação é o quarta fonte mais confiável de atividade popular no mundo. Mas por que exatamente? Há uma série de benefícios que você pode ganhar de nadar regularmente. Leia para saber mais sobre os benefícios da natação e como incorporar a natação em sua rotina.

Benefícios

1. Trabalha todo o seu corpo

Um dos maiores benefícios da natação é que ela realmente funciona todo o seu corpo, da cabeça aos pés. Natação:

  • aumenta a frequência cardíaca sem estressar o corpo
  • tonifica os músculos
  • constrói força
  • constrói resistência

Existem vários estilos que você pode usar para adicionar variedade ao seu treino de natação, incluindo:

  • peito
  • nado de costas
  • braçada-lateral ou crown
  • borboleta
  • freestyle

Cada um se concentra em diferentes grupos musculares, e a água fornece uma resistência suave. Não importa em qual curso você nade, você está usando a maioria de seus grupos musculares para mover seu corpo pela água.

2. Trabalha também o seu interior

Enquanto seus músculos estão se exercitando bem, seu sistema cardiovascular também está. A natação faz seu coração e pulmões fortes. A natação é tão boa para você que os pesquisadores compartilham que pode até reduzir o risco de morte. Comparado com pessoas inativas, os nadadores têm metade o risco de morte. Alguns outros estudos mostraram que a natação pode ajudar a regular os níveis da pressão arterial e controle de açúcar no sangue.

3. É apropriado para pessoas com lesões, artrite e outras condições

A natação pode ser uma opção de exercício seguro para pessoas com:

  • artrite
  • prejuízo
  • incapacidade
  • outras questões que dificultam os exercícios de alto impacto

A natação pode até ajudar a reduzir um pouco a dor ou melhorar a recuperação de uma lesão. Um estudo mostrou que pessoas com osteoartrite relataram reduções significativas na dor e rigidez nas articulações, e experimentaram menos limitação física após se engajar em atividades como natação e ciclismo.

Ainda mais interessante, houve pouca ou nenhuma diferença nos benefícios entre os dois grupos. Assim, a natação parece ter muitos dos mesmos benefícios que os exercícios terrestres freqüentemente prescritos. Se você quiser atividades aquáticas que não sejam de natação, experimente estes impostos sobre a água para pessoas com artrite.

4. Boa opção para pessoas com asma

O ambiente úmido das piscinas cobertas faz da natação uma ótima atividade para pessoas com asma . Não só isso, mas exercícios de respiração associados ao esporte, como prender a respiração,pode ajudar a fonte confiável você expande sua capacidade pulmonar e ganha controle sobre sua respiração.

Alguns estudos sugerem que a natação pode aumentar o risco de asma por causa dos produtos químicos usados ​​no tratamento de piscinas. Converse com seu médico sobre os riscos potenciais da natação se você tiver asma e, se possível, procure uma piscina que use água salgada em vez de cloro.

5. Benéfico para pessoas com EM (Esclerose Múltipla), também

Pessoas com esclerose múltipla (EM) também podem achar benéfico nadar. A água torna os membros flutuantes, ajudando a apoiá-los durante o exercício. A água também fornece uma resistência suave.

Em um estudo, um programa de natação de 20 semanas resultou em redução significativa da dor em pessoas com EM. Essas pessoas também mostraram melhorias com sintomas como fadiga, depressão e incapacidade. Saiba mais sobre a terapia da água para a EM.

6. Calorias

A natação é uma maneira eficiente de queimar calorias . Uma pessoa de 160 libras queima aproximadamente 423 calorias por hora enquanto nadava em um ritmo baixo ou moderado. Essa mesma pessoa pode queimar até 715 calorias por hora nadando em um ritmo mais vigoroso. Uma pessoa de 200 libras fazendo as mesmas atividades queimaria entre 528 e 892 calorias por hora. Uma pessoa de 240 libras pode queimar entre 632 e 1.068.

Para comparar esses números com outras atividades populares de baixo impacto, essa mesma pessoa de 160 libras só queimaria cerca de 314 calorias caminhando a 3,5 milhas por hora durante 60 minutos. Yoga pode queimar apenas 183 calorias por hora. E o aparelho elíptico pode queimar apenas 365 calorias nessa hora.

7. Melhora seu sono

A natação pode ter o poder de ajudá-lo a dormir melhor à noite. Em um estudo em adultos mais velhos com insônia , os participantes relataram tanto um aumento na qualidade de vida quanto no sono após se engajar em exercícios aeróbicos regulares.

Por pouco 50 por cento de fonte confiável de idosos experimentam algum nível de insônia, então esta é uma excelente notícia. O estudo centrou-se em todos os tipos de exercícios aeróbicos, incluindo os elípticos, bicicleta, piscina e vídeos de exercícios.

A natação é acessível a uma ampla gama de pessoas que lidam com problemas físicos que tornam outros exercícios, como correr, menos atraentes. Isso pode tornar a natação uma boa opção para adultos mais velhos que procuram melhorar seu sono.

8. Aumenta o seu humor

Fonte Confiável de Pesquisadores avaliaram um pequeno grupo de pessoas com demência e observaram uma melhora no humor depois de participar de um programa aquático de 12 semanas. Natação e exercícios aquáticos não são apenas psicologicamente benéficos para pessoas com demência. Exercício foi mostrado para impulsionar o humor em outras pessoas, também.

9. Ajuda a gerenciar o estresse

Pesquisadores entrevistaram um grupo de nadadores imediatamente antes e depois de nadar em um YMCA em New Taipei City, Taiwan. Das 101 pessoas pesquisadas, 44 relataram estar levemente deprimidas e com estresse relacionado à vida em ritmo acelerado. Depois de nadar, o número de pessoas que ainda relataram sentir-se estressadas diminuiu para apenas oito.

Embora mais pesquisas precisem ser feitas nessa área, os pesquisadores concluem que a natação é uma maneira potencialmente poderosa de aliviar o estresse rapidamente.

10. Seguro durante a gravidez

As mulheres grávidas e seus bebês também podem colher algumas recompensas maravilhosas da natação. Em um estudo em animais, a natação de um rato-mãe mostrou alterar o desenvolvimento do cérebro em sua prole. Pode até proteger os bebês contra um tipo de problema neurológico chamado hipóxia-isquemia, mas mais pesquisas são necessárias. Além dos benefícios potenciais para a criança, a natação é uma atividade que pode ser realizada nos três trimestres.

Outro estudo não mostra efeitos adversos da natação em piscinas cloradas durante a gravidez. Na verdade, as mulheres grávidas que nadaram durante a gravidez precoce até a metade tiveram um risco menor de trabalho de parto prematuro e defeitos congênitos.

Tenha em mente que, embora a natação seja geralmente considerada segura durante a gravidez, algumas mulheres podem ter restrições de atividade devido a complicações na gravidez. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios durante a gravidez, e se você tiver complicações, pergunte sobre as atividades que são seguras.

11. Ótimo para as crianças também

As crianças precisam de um mínimo de 60 minutos de fonte confiável de exercícios aeróbicos todos os dias. Não precisa se sentir como uma tarefa também. A natação é uma atividade divertida e não significa necessariamente um treinamento formal.

Seu filho pode fazer aulas de natação estruturadas ou fazer parte de uma equipe de natação. O tempo de natação não estruturado é outra opção sólida para que as crianças se movimentem.

12. Acessível

Natação também pode ser uma opção de exercício acessível em comparação com alguns outros, como o ciclismo. Muitas piscinas oferecem taxas razoáveis ​​para participar. Algumas escolas públicas e outros centros oferecem horas de natação grátis, ou por uma escala móvel de acordo com sua renda.

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