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Exercícios para crianças ansiosas

Seu filho está lutando com ansiedade? Leve-o para se movimentar!

É oficial! A falta de exercício aumentou para o topo da lista dos maiores problemas de saúde para as crianças, e com uma boa razão. As crianças inativas não apenas enfrentam um risco maior de obesidade e doenças cardíacas, mas têm uma chance maior de sofrer de ansiedade e problemas de saúde mental relacionados. No lado positivo, você como pai pode definitivamente fazer algo sobre isso. Essa coisa, como você pode imaginar, é tirar seus filhos do sofá e entrar em um mundo de atividades.

O que a ansiedade faz ao seu corpo

Em seus termos mais simples, a ansiedade é uma forma de estresse. Muito disso é baseado em preocupações com o futuro, com preocupações que podem ser racionais, irracionais ou que não têm chance de acontecer em um zilhão de anos. Talvez seu filho tenha medo de um ataque de tubarão no meio da noite e você viva longe.

Mesmo que a preocupação pareça ridícula ou ilógica, os efeitos da ansiedade no corpo são bastante reais. Ansiedade atinge com um soco duro para o sistema nervoso, desencadeando o sistema de alarme biológico que temos que foi projetado para nos proteger perigo. Você provavelmente está familiarizado com o apelido do sistema sobre a resposta de luta de fuga.

A velocidade com que a adrenalina e hormônios do estresse que se espalham pelo seu corpo durante este processo está preparando você para enfrentar o perigo lutando contra ele ou correndo pelas colinas. Enquanto isso lhe serve bem quando confrontado com algo como, digamos, um ataque de tubarão, não é tão útil quando você está deitado na cama a quilômetros.

Os sintomas físicos incluem tremores e tremores, palmas das mãos suadas, coração acelerado, dificuldade em respirar e tontura. O cérebro reage com a mesma rapidez, normalmente inundado de medo, até que o córtex tenha a chance de avaliar a situação. O córtex é o lugar onde o seu pensamento ocorre, às vezes longe de suas reações biológicas e, às vezes, ainda mais longe da realidade.

Se o córtex percebe um perigo real, o corpo continua seu fluxo de adrenalina para nos ajudar a lutar ou fugir, conforme o caso. Se o córtex não percebe nenhuma ameaça, ele envia um sinal para desativar o sistema de alarme, o sistema nervoso se acalma e você segue seu caminho alegre. O problema surge, no entanto, quando coisas que não são verdadeiramente uma ameaça na realidade aparecem como uma ameaça à sua mente.

O que o exercício faz ao seu corpo

O exercício pode ajudar a controlar o estresse que se manifesta como ansiedade ou qualquer estresse em todo o caso. Uma teoria diz que o exercício estimula os neurotransmissores no cérebro que trabalham para elevar o humor e acalmar as emoções. Embora o Conselho Americano do Exercício indique que essa teoria em particular nunca foi provada, ela afirma que não há dúvida de que o exercício pode ajudar a aliviar o estresse e, portanto, a ansiedade.

O movimento reduz a tensão nervosa e a ansiedade nos músculos. Também induz seu corpo a enviar uma resposta de relaxamento na forma de substâncias químicas cerebrais aparentemente mágicas conhecidas como endorfinas. As endorfinas funcionam como analgésicos naturais e podem melhorar o sono, acalmar o seu humor, aliviar o estresse, diminuir a tensão e estimular sua autoestima. Essa resposta de relaxamento pode funcionar diretamente contra a resposta de luta de fuga da ansiedade, neutralizando a tensão e o medo.

Exercício como um impulsionador da saúde global não é nada novo, nem é seus benefícios conhecidos para problemas de saúde mental. Um artigo do Public Health Report publicado em 1985 proclamava o grande impacto de um pouco de movimentação. O exercício foi mostrado para ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e depressão, bem como aumentar a auto-imagem, o funcionamento cognitivo e as habilidades sociais. Bônus adicionais de exercício incluíram ser um suplemento efetivo no tratamento de abuso de drogas, alcoolismo. Não alcance essa bebida, alcance essa barra!

Enquanto uma hora de exercício por dia é a dose recomendada, você pode começar a colher os efeitos da ansiedade em apenas cinco minutos de atividade aeróbica, de acordo com a Anxiety and Depression Association of America.

Exercício vs. tratamentos tradicionais de saúde mental

Os modos tradicionais de tratamento da ansiedade consistem tipicamente em terapia, medicação ou uma combinação. Lançar em exercício e você pode ter uma tríade sem falhas que ajuda a chutar a ansiedade para o meio-fio. Isso também significa que o exercício é um tratamento suficientemente eficaz para cancelar a terapia e a medicação do seu filho? Não necessariamente.

Embora o exercício tenha sido útil para ansiedade e depressão, ele é mais útil sozinho para níveis leves ou moderados de tais problemas. Um estudo de 2011 publicado no International Journal of Psychiatry in Medicine descobriu que o exercício funcionava bem como um tratamento primário para a depressão leve a moderada, bem como vários transtornos de ansiedade.

Exercício também provou ser um ótimo complemento para medicação em um plano de tratamento global, mas não tão poderoso na redução da ansiedade severa como os psicofármacos podem ser. Não jogue aquela garrafa de remédio ainda, mas tire seu filho do sofá e saia por aí.

Como fazer exercício furtivo no dia a dia do seu filho

Em primeiro lugar, talvez você não queira chamar de “exercício”, que pode trazer imagens de suor, esforço e não se divertir muito. Em vez disso, chame de “hora de brincar”, “hora de atividade” ou uma “primeira sessão do sofá que sai das tarefas do dia”.

Em segundo lugar, liderar pelo exemplo. Seus filhos provavelmente estarão mais inclinados a se envolver em atividades físicas se a mãe ou o pai fizerem isso também. Isso não significa que você precisa subir em um triciclo e circular o quarteirão, mas isso significa que você deve ajudar a criar atividades que você pode fazer em conjunto e ter sua própria sessão diária de atividades que mostram aos seus filhos que é um estilo de vida para todos.

O terceiro truque é tentar atividades que seus filhos possam achar estimulantes e divertidos. Faça a sua escolha na lista abaixo ou crie suas próprias variações. Embora seu objetivo geral seja fazer com que seu filho se envolva em uma atividade por pelo menos uma hora por dia, você pode dividir a hora em segmentos menores até que essa coisa de exercício como um modo de vida se torne tão natural quanto, digamos, virando no computador ou na TV.

3 idéias de exercícios fáceis para você e seus filhos

Jogue bola! A bola não é o único jogo que conta como exercício, e transformar o exercício em um jogo realmente o coloca como tempo de jogo em vez de trabalho chato. Jogar volei, chutar uma bola de futebol e jogar uma partida de tênis contam. Quanto mais vigoroso for o movimento, mais eficaz será a descarga de adrenalina e outros hormônios causadores de estresse. Confira o seu centro de recreação local para ver quais tipos de quadra ou mesmo as aulas podem estar disponíveis para você e seus filhos.

Jogo de caminhada! Os pedômetros podem fazer muito mais do que ajudar os pesquisadores a realizar estudos. Eles são ótimos motivadores para garantir que você e seus filhos tenham uma atividade adequada durante todo o dia. Equipe cada membro da família com um pedômetro barato e defina as metas de contagem de passos para cada membro a cada dia. O primeiro a alcançar a contagem de passos dele ganha!

Que tal yoga? Os benefícios do Yoga não se limitam aos adultos e são ótimos para as crianças. Participe de uma aula ou pegue alguns DVDs de ioga para você e seus filhos fazerem em casa. O Yoga trabalha grandes grupos musculares que, quando contraídos e relaxados, sinalizam ao cérebro para enviar certos neurotransmissores que induzem relaxamento e estado de alerta. Yoga também lhe dá uma dose tripla de exercício, trabalhando em seu corpo, sua mente e sua alma.

Fonte: Anxiety Free Child

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