• R. Gen. João Manoel, 407 Centro/POA-RS
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Novas pesquisas sugerem que é hora de rever a antiga pergunta: se você vai fazer as duas coisas, você deve levantar peso antes de correr? Ou corra antes de levantar peso?

Tempos atrás, relatamos que um treino cardio curto de intensidade moderada antes do treinamento com pesos pode ajudar a maximizar a produção de testosterona. Teoricamente, isso significa que você terá mais energia durante sua sessão e terá uma recuperação mais suave e mais rápida.

Um novo estudo, no entanto, descobre que os atletas que começam seus treinos com treinamento de resistência e terminam com força podem demorar um pouco mais para se recuperar entre as sessões – apenas nas primeiras semanas de um novo regime de exercícios. Mas a longo prazo, parece que a ordem dos seus treinos não importa.

Pesquisadores da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, colocaram os participantes do estudo em um plano de treino duas ou três vezes por semana que consistia em treinamento de força cardíaca ou vice-versa, durante 24 semanas. Como a atividade aeróbica prolongada pode reduzir a capacidade de levantar cargas pesadas, eles esperavam ver força comprometida e massa muscular no grupo cardiorrespiratório.

Na verdade, eles fizeram ficha menos favoráveis “respostas anabolizantes” no grupo que fez concentrações cardio primeira especificamente, reduzidos de testosterona por até dois dias depois, o que pode ser prejudicial para o crescimento muscular e subsequente reparação.

Mas aqui está a coisa: na marca de 12 semanas, aquela pequena diferença entre os grupos havia desaparecido. E ao final do estudo, todos os participantes aumentaram seu desempenho físico e tamanho muscular em aproximadamente os mesmos valores.

De acordo com Moritz Schumann, um Ph.D. candidato e co-autor do novo estudo, não há nada de errado com exercícios de dupla jornada. “As pessoas muitas vezes lutam para se comprometer com várias sessões de exercícios por semana”, diz ele. “Combinar cardio e força em uma sessão de treinamento pode economizar muito tempo, o que, por sua vez, pode facilitar o desempenho regular.”

A longo prazo, não importa se você faz força ou cardio primeiro, diz Schumann; nossos corpos parecem se adaptar igualmente a qualquer tipo de treino. Mas, acrescenta, se você planeja se exercitar mais de dois a três dias por semana, é inteligente economizar mais corridas ou passeios de bicicleta até depois de fazer o seu treinamento de força. “Resistência em primeiro lugar pode simplesmente ser fisiologicamente mais exigente, pelo menos no início do treinamento”, diz ele.

Resumindo: combinar exercícios é bom, e a ordem do seu treino deve ser uma questão de preferência pessoal. Tenha em mente, porém, que fazer uma longa sessão de cardio antes de levantar pesos pode atrasar um pouco o seu tempo de recuperação – um bom motivo para se dar alguns dias de folga depois.

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